Singturfoz

Tel: (45) 3523-5418 / (45) 3523-0355

Guia de Turismo, você concorda com isso?

Guia de Turismo, você concorda com isso?

Caro(a) Guia de Turismo de Foz do Iguaçu!

Desde que realizamos o I FORUM DE DEBATE DOS GUIAS DE TURISMO DA TERRA DAS CATARATAS tendo como foco principal questionar nossas autoridades com relação a nosso Lei Municipal do Guia de Turismo (legalidade, aplicação e fiscalização), viemos sendo ameaçados de perder um dos maiores instrumento de defesa da nossa classe.

Por pressão de alguns “maus parceiros motoristas” de turismo, tramita desde Dezembro de 2013, o Projeto Lei 150/2013 do Vereador Marino Garcia (SD). Através deste projeto, se altera a Lei Municipal do Guia de Turismo. A principal alteração é no Art. 10º onde ele propõem que até 08 passageiros o atendimento aos turistas dispensem a contratação de um guia cadastrado no Ministério do Turismo. E que de 09 a 15 passageiros possam ser atendidos por um motoguia.

Desde o inicio da apresentação deste projeto, o sindicado dos Guias de Turismo se demonstrou contra sem a aprovação dos guias. No dia 13 de Janeiro deste ano o projeto foi discutido e reprovado em Assembleia Geral da Categoria.

Se este projeto for aprovado, o município vai estar permitindo que qual quer um, sem nenhuma qualificação profissional, sem nenhuma curso técnico, sem alvará de guia, possa agir livremente para fazer a função do guia de turismo até 08 passageiros. Perde a categoria profissional, perde o turismo da nossa cidade, que vai expor ao risco do mau atendimento ao nosso maior patrimônio, o turista.

Foram encaminhados pelo sindicato ofícios solicitando que o vereador retire o projeto que discuta com a categoria. Na justificativa do projeto, ele diz que a categoria está de acordo, porem não temos nenhum registro de reunião que tenha realizado com a categoria e que esta tenha aprovado a ideia.

Não queremos prejudicar ninguém, não queremos que nossos amigos motoristas fiquem sem trabalho. Mas há alguns deles não tão amigos que querem que nós guias fiquemos sem o ganha pão de nossas famílias. Vejam em anexo o texto desafios da profissão escrito por mim no mês de Julho deste ano.

Temos uma proposta apresentada ao vereador de qualificar os colegas motoristas que se sentem ameaçados pela nossa lei. Que eles também tenham a oportunidade de se formarem a guia, sem que os nossos sejam “roubados”.

A nossa atividade é regulamentada por Decreto Lei Federal. O exercício ilegal da profissão, infração criminal prevista na constituição brasileira, é indiferente ao número de clientes ou pax que o “falso” profissional está atendendo. Ou será que o CRECI permitiria que até 08 clientes qual quer um poderia atender para comercializar imóveis? Os advogados, médicos, dentistas e os vereadores. Se eu fizer uma reunião no meu bairro e chamar somente 08 vizinhos posso legislar como um vereador? É claro que é somente um exemplo hipotético, porem deve ser analisado.

Nossa Lei Municipal do Guia de Turismo foi exemplo para o Brasil todo. Vários outros sindicatos basearam- se na nossa lei para lutarem pela lei deles.

Solicitamos uma reunião com o Vereador Marino Garcia (SD) para ouvir a opinião da classe com relação ao seu projeto lei. Assim sendo, CONVOCAMOS  todos os Guias de Turismo do nosso município para debater este projeto com o vereador . Segue local e data e horário;

Hotel Bourbon Cataratas

Quinta-feira 11 de Setembro de 2014

Às 19 horas

Contamos com a presença de todos que dependem desta profissão para viver e gostam do que fazem.